domingo, 15 de novembro de 2009

OS SEM CERRADO


ouvi o toque do celular informando a chegada de torpedo. Era minha filha, perguntando se acompanhei as reportagens flagrando os animais silvestres nas cidades. Uma ninhada de gambá na gaveta de um caminhão, um porco espinho em uma chácara, uma tartaruga perdida, uma capivara no espelho d'agua do Congresso... e uma pergunta: por que os animais estão vindo prá cidade?... A resposta sem dúvida nenhuma foi a mesma que a minha seguidora Cecilia deu no comentário da postagem Cidania animal (em 04/10/09) ... nós é que estamos invadindo seu espaço, eliminando assim seu habitat. Ainda ontem assisti a um programa que abrangia também o mesmo tema, a construção de hidrelétricas, apesar de serem muito importantes para a humanidade, já que produz energia, gera empregos e finalmente o conforto, causava a morte de milhares de animais, desfalcando a nossa fauna e desequilibrando o meio. Então o que se tenta e o que se espera conseguir, principalmente com ações governamentais, é a recuperação e controle da nossa fauna do cerrado.
Bom Dia!

2 comentários:

  1. É pai..e cada dia que passa a nossa indignação aumenta em relação às aitudes tomadas contra a vida silvestre e nosso bioma Cerrado, mas o governo nada tem feito para nos ajudar, pelo contrário... O pensamento capitalista só nos encaminha para uma vida sem vida....o que são prédios, carros, tecnologia, se o que nos faz viver são as árvores, os animais, todos trabalhamos em conjunto? Não podemos jamais nos esquecer da nossa mãe Natureza!

    ResponderExcluir
  2. Importante seu comentário Cecília. Mas ainda acredito na possibilidade de recuperação, visto que existem muitos orgãos do governo envolvidos nesta luta: Ibama, Embrapa, Incra, Sema, Emater, Sedam e outros. Você como futura bióloga deve sim continuar a se interessar pelo assunto.Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir