domingo, 4 de outubro de 2009

CIDADANIA ANIMAL


Difícil de acreditar, mas creia, eu vi. Ao me deslocar do bairro onde trabalho para o centro da cidade, passo aproximadamente por seis faixas para pedestres. Exatamente nesta sexta faixa, eu presencei mais uma cena inusitada em minha vida: a travessia de uma pombinha (ou pombo?) na faixa de pedestre. Desceu o meio-fio, e seguiu por dentro da linha paralela até alcançar o outro lado da rua. Subiu a guia e continuou a sua busca interminável por migalhas. Ainda a destacar: outros veículos também pararam, aguardando a travessia da pombinha.
Após a perplexidade do fato ocorrido, conclui-se que está acontecendo uma mudança de hábitos tanto da parte dos humanos, mas também pelo lado dos animais, uma integração forçada, exigida pela lei da sobrevivência. Esta "invasão" dos animais silvestres aos centros urbanos, talvez não seja apenas em busca de alimentos, mas também à procura de aconchego, de proteção e seguridade. É provável que na floresta êles já não se sintam tão a vontade, tão seguros, em condições de procriarem-se.
Só prá terminar: também já vi um cão atravessar sozinho um faixa de pedestre.
Tchau. Volto logo!

Um comentário:

  1. Nossa!!! Que legal! Essa eu queria ter visto. Também já presenciei um cachorro atravessando a faixa para pedestres. Mas quanto a segurança dos animais na cidade, eu não concordo. Na verdade eles se condicionam à vida urbana, observando as pessoas nas ruas. No entanto, a vida digna para um animal é no meio da floresta. Eles não migraram pra cidade, a cidade que invadiu o espaço deles. Por isso eles acabam por se adaptar no espaço urbano.;) Beijos Papi!

    ResponderExcluir