quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A GRIPE DOS PORCOS

Ao atender uma cliente, num ligeiro bate papo, o assunto chegou até à gripe A (suina). Vejam bem qual foi a justificativa dela para termos chegado a êste ponto. (vou procurar transmitir apenas suas palavras, para não prolongar muito a história):
"Esta gripe suina, que está assustando tanta gente, é coisa antiga, Junior. Apenas mudou de lugar. Me lembro, quando criança, vivia na roça, no interior de Minas Gerais, sem nenhum conforto, numa casinha de taipa, piso de chão batido, sem banheiro, e água só na bica. A gente criava galinhas, sôltas no quintal e tinha um pequeno chiqueiro, com alguns porcos que viviam apenas da lavagem (restos de comidas), milho, frutas e verduras já estragadas. A gente, às vezes, entrava ali naquela lama pra tratar dêles e não tínhamos medo de pegar doença alguma. De vez em quando, se tínhamos alguma gripe, resfriado, febre ou coisa assim, era os chás da mamãe que resolviam. Eu só não gostava era do "Bicho de pé"(parasita frequente neste tipo de ambiente), o resto era ótimo. Agora, o homem modernizou tudo, e se cria os porcos em ambientes bem limpos, lavados, tratados com muita medicação para não transmitirem nenhuma doença; ou seja, o habitat daquele vírus passou a ser outros animais, menos cuidados, menos limpos e até mesmo o próprio ser humano. Assim como os pássaros, os bichos selvagens, os insetos e outros seres vivos estão migrando para a cidade. Por que?... Porque o homem está destruindo seu local de origem. Entendeu o que eu quero falar?"
"Eu acho que entendi!"... disse eu.
Tchau. Volto logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário